Out
20

Clássicos Militares no Multiusos de Guimarães

  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 879.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter_boolean_operator::value_validate() should be compatible with views_handler_filter::value_validate($form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter_boolean_operator.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter_term_node_tid::value_validate() should be compatible with views_handler_filter::value_validate($form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/modules/taxonomy/views_handler_filter_term_node_tid.inc on line 0.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 879.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 879.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 879.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /home/mt/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 0.

“Clássicos Militares” é o tema central da Expo Clássicos que decorrerá no Multiusos de Guimarães nos dias 25 e 26 de outubro e que assinalará também os 50 anos Mustang e os 40 anos do Fiat 850 e do Citröen CX.

Chaimite, Willys, Haflinger, Land Rover (Exércitos espanhol e holandês), motociclos militares e veículos da unidade museológica da GNR (Shorland, Porsche 356 da BT, WV Carocha da BT) e da PSP (WV Carocha - patrulha de trânsito) assumirão destaque no 7º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, esperando-se agora que o público corresponda positivamente e visite em grande número o certame organizado pela Tempo Livre e pelo Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG).

A Expo Clássicos assinalará também os 50 anos Mustang e os 40 anos do Fiat 850 e do Citröen CX para além das participações de clubes e das áreas de comércio de veículos - particulares, comércio (peças, motociclos e velocípedes c/s motor, automobilia), clubes de automóveis e motos e exposições temáticas.

O programa da Expo Clássicos 2014 inclui a apresentação do livro “António Rodrigues - Histórias de 19 anos nas corridas”, da autoria de Adalberto Ramos, que aborda o percurso de piloto vimaranense e integra depoimentos de Markku Alen, Mário Silva, Carlos Gaspar, “Nini Russo” e Joaquim Moutinho, entre outros pilotos.

A Expo Clássicos terá em permanência uma competição de slot cars (GSC - Guimarães Slot Clube) e passeios dos Carochas do Berço, Clube de Motorizadas Antigas de Guimarães, Bicavalaria do Minho e Vespa Clube de Guimarães.

Contribuindo para a divulgação do património cultural e histórico que constituem os automóveis e motos antigos, a Expo Clássicos tem por objetivo promover o conhecimento, a promoção e a divulgação junto de colecionadores e admiradores de veículos de propulsão mecânica construídos até 31 de Dezembro de 1989, a aquisição e troca de veículos, restaurados ou para restauro, peças, equipamentos, acessórios e ferramentas da época e a aquisição e troca de livros, manuais, brinquedos e miniaturas.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Tempo Livre e o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), desde 2008, “a Expo Clássicos tem alcançado um sucesso que é resultado direto do trabalho profissional que harmoniosamente se aliou ao conhecimento e ao know-how de uma equipa multidisciplinar francamente envolvida em todas as etapas da organização”, refere Aníbal Rocha, Presidente da Direção da Tempo Livre.

“Em 2014 os clássicos militares servem de inspiração à exposição temática central, sendo este, aliás, um aspeto diferenciador em relação a outros certames que se realizam no país, destacando-se também a Expo Clássicos pela aposta anual em temas e efemérides do património histórico automóvel divulgadas numa perspetiva cultural e pedagógica”, refere Aníbal Rocha, Presidente da Direção da Tempo Livre, lembrando o certame “tem alcançado um sucesso que é resultado direto do trabalho profissional que harmoniosamente se aliou ao conhecimento e ao know-how de uma equipa multidisciplinar francamente envolvida em todas as etapas da organização”.

Sendo a aposta da Expo Clássciso deste ano a divulgação da temática do automóvel utilizado militarmente e/ou pelas forças de segurança, Eduardo Guimarães, Presidente da Direção do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, realça que o tema será “enriquecedor da nossa memória, particularmente dos mais velhos” e que para os mais novos “será uma surpresa agradável e enriquecedora”.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destaca que a Expo Clássicos “soube adquirir notoriedade e já faz parte dos mais qualificados certames que se realizam em Guimarães”, havendo nesta edição “motivos acrescidos que aumentam, naturalmente, as expetativas em torno de um evento que contribui para a divulgação do nosso património cultural e histórico”.

“O 7º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, que se realiza no Pavilhão Multiusos, palco dos mais prestigiados eventos recreativos, desportivos e culturais de âmbito nacional e internacional, reúne durante dois dias os mais sublimes e elegantes modelos que fazem parte das nossas memórias”, afirma Domingos Bragança fazendo notar que “o Município de Guimarães acarinha sempre todos os eventos que acrescentam valor à nossa centralidade e que contribuam para a reconhecida dinâmica do nosso concelho. Pelas nossas ruas, vamos assistir ao desfile dos mais antigos e bem conservados carros e motos, com e sem motor, no mais belo dos cenários medievais, num perfeito enlace entre o meio e o evento”.

A Expo Clássicos tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e o patrocínio da Hermotor - Ford, Super Bock, Vitalis, Sumol, Gelados Olá e Bogani (fornecedor oficial), sendo media partners a Topos & Clássicos, Motor Clássico, Auto Vintage, Rádio Santiago, O Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães e Guimarães TV.

EXPO CLÁSSICOS 2014

HORÁRIO - 25 e 26 de outubro: 10h00/23h00 e 10h00/20h00 (última entrada uma hora antes do encerramento)

Exposições temáticas (sábado e domingo): Clássicos militares, Willys, Haflinger, Land Rover (Exércitos espanhol e holandês), veículos da unidade museológica da GNR (Shorland, Porsche 356 da BT, WV Carocha da BT) e da PSP (WV Carocha – patrulha de trânsito), Chaimite e Motociclos militares.

Efemérides (sábado e domingo): 50 anos Mustang, 40 anos Fiat 850 e 40 anos Citroen CX

Atividades complementares

25 de outubro

15h30: Chegada do Passeio Carochas do Berço

16h00: Visita oficial à exposição (convidados e autoridades)

17h00: Apresentação do livro “António Rodrigues - Histórias de 19 anos nas corridas”, da autoria de Adalberto Ramos

16h00: Partida do Passeio do Vespa Clube de Guimarães

17h00: Chegada do Passeio Vespa Clube de Guimarães

26 de outubro

11h30: Chegada do Passeio do Clube de Motorizadas Antigas de Guimarães

16h00: Chegada do Passeio da Bicavalaria do Minho

PROVAS SLOT CARS - Pelo GSC - Guimarães Slot Clube

Competição permanente de slot cars.

BILHETEIRA

Entrada geral: 3 euros (pulseira 1 dia)

Entrada gratuita: Portadores do Cartão Municipal 65 +, do Cartão Municipal de Pessoa Portadora de Deficiência e crianças (até aos 12 anos)

Parque Clássicos (exterior do multiusos): 3 euros / pulseira 1 dia para condutor

Parque “Clássicos para venda“ (exterior): 10 euros

Mensagem de Aníbal Rocha (Presidente da Direção da Tempo Livre, CIPRL)

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Tempo Livre e o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), desde 2008, a EXPO CLÁSSICOS tem alcançado um sucesso que é resultado direto do trabalho profissional que harmoniosamente se aliou ao conhecimento e ao know-how de uma equipa multidisciplinar francamente envolvida em todas as etapas da organização.

Em 2014 os clássicos militares servem de inspiração à exposição temática central, sendo este, aliás, um aspeto diferenciador em relação a outros certames que se realizam no país, destacando-se também a EXPO CLÁSSICOS pela aposta anual em temas e efemérides do património histórico automóvel divulgadas numa perspetiva cultural e pedagógica.

Considerando a excecionalidade dos veículos a apresentar na exposição temática, a organização não pode deixar de reconhecer a excelente colaboração e apoio prestados pelo Exército português, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Associação 25 de Abril e Associação Portuguesa de Veículos Militares, para além do generoso contributo de inúmeros colecionadores particulares. Só assim é possível admirar na exposição deste ano algumas viaturas emblemáticas do exército português, e de outros países, motociclos e alguns dos mais importantes veículos da unidade museológica da Guarda Nacional Republicana, assim como uma das mais míticas viaturas de trânsito utilizadas pela PSP no século passado.

Para além do tema central celebramos em 2014 importantes efemérides automobilísticas assinalando os 50 anos do Ford Mustang e do Fiat 850 e os 40 anos do Citröen CX, possibilitando ao público que nos visita rever alguns exemplares únicos destes modelos que marcam presença na exposição. Reservamos as galerias para a automobilia e é com enorme satisfação que constatamos a ocupação integral (dos 1500 m2 disponíveis) por parte dos nossos expositores – a maioria deles connosco desde a primeira edição e que, pelo facto, saudamos com especial atenção – e registamos a grande procura dos espaços da praça exterior do recinto, destinada à exposição-venda de clássicos particulares.

Destacamos ainda a apresentação do livro “António Rodrigues - Histórias de 19 anos nas corridas”, da autoria de Adalberto Ramos, que aborda o percurso de emblemático piloto vimaranense e que contempla depoimentos de Markku Alen, Mário Silva, Carlos Gaspar, “Nini Russo”, Joaquim Moutinho entre outros, numa sessão que, certamente, mobilizará o público.

Desejamos aos nossos visitantes e aos nossos expositores uma excelente EXPO CLÁSSICOS e esperamos que participem nas atividades que propomos no programa, sendo certo que o nosso compromisso é de estarmos de volta para o ano com mais novidades.

Mensagem de Eduardo Guimarães (Presidente da Direção do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães)

O Clube de Automóveis Antigos de Guimarães que continua a crescer, mais uma vez participa e organiza em conjunto com a Tempo Livre, o Salão Expoclássicos, este ano atingindo já a sua 7ª edição.

Ora na realização da EXPOCLÁSSICOS a aposta de este ano é a divulgação da temática do automóvel utilizado militarmente, e ou pelas forças de segurança – exercito; GNR; e PSP, ou seja os Clássicos Militares, permitindo que o público em geral, relembre modelos como os jeeps “WILLIS”, os carochas da PSP; o famoso Porsche 356 da Brigada de Transito da GNR, e muitos outros, que estarão na memória de todos, e em particular dos que passaram pela vida militar, ou viram nomeadamente na televisão paradas militares.

O Clube C.A.A.G. e a Tempo Livre abraçaram este tema, que já vem germinando nas suas intenções há alguns anos, certos de que será enriquecedor da nossa memória particularmente dos mais velhos, e que para os mais novos será uma surpresa agradável e enriquecedora. A exposição tudo fará para que a qualidade patenteada na edição de 2013, seja mantida e ou melhorada, assumindo a responsabilidade que nos é transmitida pela adesão do público nas ultimas edições.

Em paralelo englobaremos mais algumas áreas temáticas, por exemplo assinalando os aniversários dos modelos Ford Mustang; Fiat 850 e Citroen CX.

Assim esperando, este ano, a mesma adesão dos amantes dos clássicos em geral, desde já os saudamos e agradecendo a sua presença lhes desejámos uns bons momentos na nossa Expoclássicos.

Mensagem de Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal de Guimarães)

O 7º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, que se realiza no Pavilhão Multiusos, palco dos mais prestigiados eventos recreativos, desportivos e culturais de âmbito nacional e internacional, reúne durante dois dias os mais sublimes e elegantes modelos que fazem parte das nossas memórias.

A Expo Clássicos soube adquirir notoriedade e já faz parte dos mais qualificados certames que se realizam em Guimarães. E nesta edição há motivos acrescidos que aumentam, naturalmente, as expetativas em torno de um evento que contribui para a divulgação do nosso património cultural e histórico.

“Clássicos Militares” é o tema escolhido para 2014, onde o público poderá contemplar veículos do museu da GNR e da PSP ou apreciar viaturas dos exércitos espanhol e holandês, numa organização a cargo da cooperativa Tempo Livre e do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães e cuja programação inclui, entre outras iniciativas, a apresentação do livro sobre o piloto vimaranense “António Rodrigues - Histórias de 19 anos nas corridas”.

O Município de Guimarães acarinha sempre todos os eventos que acrescentam valor à nossa centralidade e que contribuam para a reconhecida dinâmica do nosso concelho. Pelas nossas ruas, vamos assistir ao desfile dos mais antigos e bem conservados carros e motos, com e sem motor, no mais belo dos cenários medievais, num perfeito enlace entre o meio e o evento.

Em prol de Guimarães e dos Vimaranenses, continuamos a trabalhar lado a lado com o desenvolvimento, a investigação e o conhecimento, tendo como referência as nossas raízes e tradições, orientadoras da nossa ação na regeneração de espaços públicos, transformando-os em equipamentos de cultura, vivência e de fruição por parte das pessoas.

A 7ª edição do Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães conjuga o antigo com o moderno, o imemorial com o contemporâneo, o passado com o presente. Aceitem, pois, o convite e usufruam do romantismo da época que cada clássico nos oferece.

Sem votos